Controlado incêndio com duas frentes ativas na Serra de Sintra

"Está controlado" o incêndio nunma das encostas [Sintra] do Rio da Mula, valendo a "pronta intervenção" dos bombeiros no terreno e sobretudo a ajuda do Helicóptero, disse ao SINTRA NOTÍCIAS o vereador Domingos Quintas, da Proteção Civil de Sintra

Esta medida irá fragilizar o DECIR 2019, no Distrito de Lisboa em cerca de 15 equipas, ou seja em cerca de 20% dos meios do dispositivo no Distrito | Foto: Sintra Notícias

O incêndio florestal com duas frentes ativas que esta tarde deflagrou nas encostas do Rio da Mula, em plena Serra de Sintra, “está controlado” valendo a “pronta intervenção” dos bombeiros no terreno e sobretudo dos meios aéreos disponiveis.

“Felizmente temos forças no terreno para rapidamente chegaram às zonas afetadas, um helicóptero também chegou depressa e o fogo foi dominado”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, o vereador Domingos Quintas, em representação do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, responsável pelos Serviços de Proteção Civil de Sintra.

Ainda assim “arderam cerca de 500 metros” de vegetação valendo a pronta intervenção no teatro de operações de 62 elementos de várias corporações de Bombeiros, apoiados por 20 viaturas e um helicóptero, evitando-se assim, que o incêndio se propagasse e permitindo que as chamas “fossem controladas rapidamente”, destacou Domingos Quintas.

“Desde ontem que decidimos reforçar os meios na Serra da Carregueira, Banzão-Janas e na Serra de Sintra”, sublinhou o responsável, adiantando que, “nunca se fez tanto pela Serra de Sintra em termos de prevenção, como este ano”.

Recorde-se que município de Sintra reforça, a partir das 21h00 de hoje, os meios de socorro disponíveis em toda a Serra de Sintra, aumentando a vigilância com sapadores, bombeiros e duas viaturas de combate a incêndios.

O reforço da vigilância da Serra de Sintra, acontece na sequência da “mudança da situação meteorológica, acompanhada de tempo quente e seco”, refere a autarquia em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adverte que as temperaturas máximas vão estar “muito acima dos valores normais para a época” e podem atingir “máximos absolutos em vários locais”, com máximas a rondarem os 45ºC e as mínimas a aproximarem-se dos 30ºC.

Num aviso à população, a Proteção Civil recorda que é proibido fazer queimadas e fogueiras ou lançar balões e foguetes, fumar ou fazer lume nas florestas e nas estradas circundantes.

 

[Notícia atualizada às 16:57]