SMAS de Sintra

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra apresentaram esta sexta-feira o plano de investimento para a união de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. O investimento global é cerca de 8 milhões de euros e vai permitir levar saneamento básico e rede de abastecimento de água a várias zonas da freguesia, garantido também a construção do primeiro ecocentro.

Apresentação técnica do plano foi realizada por Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra, na reunião com a comunidade local no âmbito da iniciativa “presidente aberta” na freguesia

Basílio Horta assegurou que os problemas na rede de abastecimento de água, em algumas áreas, e a ausência de saneamento básico em diversas povoações, muitas delas com os esgotos a correr para fossas séticas e a céu aberto, é uma prioridade para o município de Sintra.

“É uma uma tarefa árdua, difícil e demorada, mas o município, com as suas disponibilidades financeiras, está empenhado e vai resolver estes problemas”, sublinhou o presidente da Câmara de Sintra que assume também a presidência do conselho de administração dos SMAS.

Com uma zona geográfica com cerca de 64 km2, a freguesia é a segunda maior do concelho em território numa realidade em que a distribuição de população, com cerca de 17 mil habitantes, é muito dispersa. A união de freguesias obriga a grandes investimentos para que todas as povoações e lugares tenham redes de abastecimento de água e saneamento.

O plano de investimentos dos SMAS de Sintra engloba ainda a construção do novo ecocentro em D. Maria. O lançamento do concurso da obra será este ano e o início da construção em 2019. Esta é uma obra que vai implicar um investimento de cerca de 500 mil euros e está integrada na estratégia do município para combater a deposição ilegal de entulhos e resíduos. Este é um dos 4 ecocentros previsto para estar em funcionamento em 2019 no município de Sintra.

Localização do ecocentro em D.Maria

Os ecocentros são recintos fechados onde se pode depositar tudo aquilo que se coloca num ecoponto, bem como todos os resíduos de características diferentes ou de grandes dimensões como resíduos de jardins e parques, pneus, eletrodomésticos fora de uso ou pequenos entulhos.

Redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais Almornos, Mancebas e Fonte da Aranha

Este é um investimento que vai permitir a instalação da rede de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. A obra está em fase de conclusão e implica um investimento de 2 milhões de euros.

Investimento no subsistema de Palmeiros e Alto das Falimas

A instalação da rede de drenagem de águas residuais domésticas e remodelação da rede de abastecimento de água às povoações de Palmeiros, Alto das Falimas e envolventes é uma obra em curso que implica um investimento de 840 mil euros.

Prolongamento da Rede de Abastecimento de Águas  em Dona Maria (Zona Alta)

Outro invesvimento previsto é a ampliação da rede de abastecimento de água numa extensão de 700 metros, na Rua do Saibreiro em D. Maria para abastecimento da zona Alta da rede do Casal do Brejo. A obra está em fase de concurso, tem um prazo de execução de 180 dias e um valor de 150 mil euros.

Rede de águas residuais domésticas de Camarões

Os SMAS de Sintra vão investir a rede de águas residuais domésticas na zona de Camarões e no emissário de ligação à futura ETAR da localidade, numa extensão de 3,5 quilómetros. A obra está em fase de concurso e tem um prazo de execução de 360 dias e um investimento de 750 mil euros.

Remodelação das Redes de Águas Domésticas e Pluviais, num troço da Av. da Liberdade (EN9) e na Av. 25 de Abril, em Pêro Pinheiro

Mais de 200 mil euros é o investimento para a remodelação da rede de águas pluviais em parte da Avenida da Liberdade (EN9), em Pêro Pinheiro e ao longo da Avenida 25 de Abril, até à descarga na linha de água numa extensão aproximada de 300 metros. Esta obra inclui a remodelação das infraestruturas de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais domésticas afetadas pela intervenção. A obra já está a decorrer e vai estar concluída em setembro.

Emissário de Aruil, rede de Águas Residuais Domésticas na Rua João de Deus em Albogas, Rua do Barro e Rua Campos em Aruil

O município vai investir também na construção do emissário de ligação entre Aruil e o emissário de Covas de Ferro para ligação ao sistema da Águas do Tejo Atlântico, S.A., a sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste. O concurso é lançado em breve, tem um prazo de execução de 720 dias e implica um investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros.

Projeto para a Estação Elevatória de Águas Residuais Domésticas de St.ª Eulália, incluindo ligações à rede já instalada

Outro concurso que será lançado em breve é para a obra de construção da Estação Elevatória, conduta elevatória e remodelação de Santa Eulália e prolongamento da rede de abastecimento de águas. Esta obra permitirá o início de exploração da rede de águas residuais domésticas de Covas de Ferro. O prazo de execução deste investimento é de 180 dias e o valor da obra de 370 mil euros.