A rede de saneamento básico está a chegar a Aruil, em Almargem do Bispo, povoação visitada hoje por Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e Rui Maximiano, presidente da União de Freguesias, para se inteirarem do ritmo das obras e fazer ponto de situação dos trabalhos.
A rede com uma extensão de quatro quilómetros, “está praticamente concluída, faltando cerca de mil metros”, segundo informação do técnicos, e vai permitir aos cerca de 900 habitantes da povoação de Aruil, ter acesso “finalmente” ao saneamento básico.
Em simultâneo, “já estão a ser feitas as ligações dos ramais às habitações, estando já concluídas cerca de 200”, informaram os técnicos na sequência de uma pergunta do presidente da Câmara de Sintra.
A última fase de instalação do Saneamento Básico em Aruil, passa ainda pela construção do emissário de ligação entre Aruil e o emissário de Covas de Ferro para ligação ao sistema da ADP Tejo Atlântico, obras em curso e que deverão estar concluídas no próximo ano.
Recorde-se, há anos que os esgotos em Aruil, correm para fossas cépticas, não obedecendo a qualquer tratamento prévio, registando-se muitos casos de mau cheiro e perigo para a saúde publica, sobretudo durante o verão, com inúmeros casos de esgotos a correr a céu aberto e para a via publica.