O NewsMuseum, no Centro Histórico de Sintra, recebe esta sexta-feira, 20 de julho, às 10h30, a cerimónia de entrega do 2.º Prémio de jornalismo ‘Fernando Sousa’ confirmou esta tarde, Luís Paixão Martins, diretor do NewMuseum, adiantando que, “será aberto ao público o arquivo digital do repórter da SIC”, falecido em 2014.

A cerimónia conta com a presença Carlos Moedas, Comissário Europeu, Francisco Pinto Balsemão, CEO do Grupo Impresa e de Fátima de Sousa.

O concurso distingue trabalhos sobre questões europeias, ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus em Portugal, tem uma categoria para jornalistas profissionais e outra para estudantes.

Jornalista Fernando de Sousa, faleceu a 9 de Outubro de 2014

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa,  atribuído pela primeira vez no dia 9 de maio de 2017, em Sintra, Dia da Europa, foi criado pela representação portuguesa da Comissão Europeia para homenagear o jornalista  correspondente da SIC e do Diário de Notícias em Bruxelas.

Recorde-se que Fernando de Sousa falecido a 9 de Outubro de 2014, era especializado em assuntos europeus. Passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC, foi correspondente em Londres, na Alemanha e um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas.

 

Fotografia: DR NewsMuseum