O município de Sintra vai debater o desenvolvimento económico, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade através de workshops que vão reunir entidades da administração central, da administração local e do sector empresarial do município, foi anunciado esta quarta-feira em conferância de Imprensa.
O Congresso da Atividades Económicas “Sintra Economia 20/30”, assenta num modelo inovador que visa a interação entre o tecido empresarial, a universidade e o setor público através da constituição de grupos de trabalho para as áreas mais relevantes da economia de Sintra – agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços.
(…) “É um concelho extremamente importante em termos da economia nacional, cerca de 4% do produto da riqueza nacional são produzidos em Sintra”, sublinha Basílio Horta
Este será também um espaço, em que os grupos de trabalho têm como missão ponderar sobre os desafios do presente, contribuir para a reflexão de uma estratégia para o futuro e apontar soluções para o crescimento económico do concelho.
Os eixos estratégicos da autarquia, dedicados ao desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidades, e mobilidade sustentável vão ser debatidos neste congresso.
“É um congresso que vê a economia nacional sob os olhos de Sintra, sob a perspectiva de Sintra. Sintra é o segundo maior concelho do país em termos de população. É um concelho extremamente importante em termos da economia nacional, cerca de 4% do produto da riqueza nacional são produzidos em Sintra. É um concelho com o maior número de empresas, com maior número de jovens entre os 14 e os 25 anos e, neste momento, tem uma das taxas de desemprego mais baixas do país, 5%”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS).
Segundo Basílio Horta, o congresso decorrerá no regime de workshops que vão “cobrir todos os sectores da economia do concelho”.
“Todos estes sectores foram organizados em workshops que têm conclusões e, essas conclusões, têm a ver com o que se passa em Sintra, mas, obviamente, olhando também para o país, para a economia nacional e as necessidades que o nosso concelho sente”, afirmou o líder do executivo.
Ainda de acordo com Basílio Horta, cada workshop terá empresas do concelho, colaboradores e técnicos do concelho e técnicos da administração central, sendo esperada a presença do ministro da Economia e de outros membros do Governo durante o congresso.
O Congresso da Atividades Económicas “Sintra Economia 20/30”, irá decorrer no dia 26 de Outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e conta com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará presente no encerramento do congresso.
“Sintra está a viver uma dinâmica de desenvolvimento notável”, considera Jorge Coelho
Durante a manhã vão ser apresentadas recomendações ao congresso do resultado de cinco grupos de trabalho ligados aos temas da agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços. Estas sessões trabalho têm como missão ponderar sobre os desafios do presente, contribuir para a reflexão de uma estratégia para o futuro e apontar soluções para o crescimento económico do concelho.
À tarde serão apresentados e debatidos três painéis temáticos que correspondem aos eixos estratégicos da autarquia, dedicados ao desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidades e mobilidade sustentável, que vão ser moderados por Nicolau Santos.
Para o presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, Jorge Coelho “Sintra está a viver uma dinâmica de desenvolvimento notável, mas pode evoluir muito mais, Sintra tem capacidade de poder ir mais longe e prova disso é o conjunto vastíssimo de altas personalidades que vêm a este congresso que é um forte contributo para o concelho”.
Estevão Luís Salvador, Lda., Lidl, Frontwave, José de Mello Saúde, Associaçãov de Turismo de Sintra, Magnum Capital, Vila Galé, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Tabaqueira, Hikma, Microsoft, Universidade Católica Portuguesa, GCI, Glintt, Instituto Superior Técnico, Mercedes-Benz Portugal, CP-Comboios de Portugal e Transitec são as entidades / empresas que vão estar presentes neste congresso.
(Última atualização 15h09)