Os grupos 23 Queluz, 93 Sintra, 122 Mira Sintra , 215 São Marcos, 178 Mercês e 142 Camarões vão representar o concelho de Sintra no 25º Acampamento Nacional da Associação Escoteiros de Portugal (ACNAC), que vai realizar-se de 29 de julho a 4 de agosto na Barosa em Leiria.

A pequena localidade da Barosa, vai receber milhares de escoteiros representantes de todas as regiões do país, incluindo as ilhas, bem como cerca de 200 escoteiros de outros países, nomeadamente Israel, São Tomé, Ucrânia, França, Bélgica e Luxemburgo, num encontro que pretende promover o respeito pela diferença, tanto social e étnica como religiosa, refere nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, os Escoteiros de Portugal.

‘A Diferença Sou Eu’, é o mote para o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP)

Com o mote ‘A Diferença Sou Eu’, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) “pretende transmitir a importância e a riqueza dos ambientes multiculturais, no desenvolvimento pessoal, e a consciência global com ação local”. Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como caminhadas, desportos radicais, desportos aquáticos, entre outros, farão também trabalho comunitário e realizarão ações de limpeza do rio Liz e recuperação de património grafitado.

Para Miguel Gonzalez, Escoteiro-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal,  “a multiculturalidade é um conceito que está no ADN da nossa Associação, que ao longo de mais de 100 anos tem procurado promover o respeito pela diferença. Afinal nos nossos Grupos de Escoteiros, espalhados pelo país, sempre puderam entrar crianças e jovens de todas as religiões e crenças. O resultado desta nossa aposta vai ser visível no acampamento nacional que vai reunir num mesmo local jovens de vários contextos sociais, étnicos e religiosos, um facto que atinge ainda uma maior proporção e importância este ano, em que se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, promovido pela Comissão Europeia e que pretende promover a salvaguarda das diferenças”.

Por outro lado, “pretendemos transformar o 25ºACNAC num palco que celebre a diversidade e a riqueza do nosso património europeu, ao mesmo tempo que contribuímos de forma ativa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”, sublinha, Miguel Gonzalez.

O ACNAC é um acampamento nacional de escoteiros que acontece, normalmente, de quatro en quatro. É a maior e mais diversa atividade escotista nacional.

 

(Notícia corrigida 14:32)