Futuro de Rio de Mouro Velho em debate

O município apresenta o programa estratégico da ARU de Rio de Mouro Velho

Realizou-se este sábado a primeira sessão da discussão pública do programa estratégico da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, documento que define as prioridades do investimento na área. Cerca de meia centena de pessoas participaram no debate que decorre até 6 de agosto.

A Câmara de Sintra aprovou, em novembro de 2017, a criação da ARU de Rio de Mouro Velho. A autarquia sintrense defendeu na altura que esta ARU era um dos mecanismos para dar “continuidade a uma política de valorização dos aglomerados urbanos, desde as cidades às vilas e aldeias”. Basílio Horta destacou a importância da reabilitação do espaço público, “cuidando a identidade de cada lugar e a atribuição de incentivos ao investimento particular para reabilitar os edifícios”, defendeu o autarca.

Bruno Parreira, presidente da junta de freguesia de Rio de Mouro na sessão pública de Rio de Mouro Velho, na Sociedade União 1º de Dezembro

O município apresenta agora o programa estratégico da ARU de Rio de Mouro Velho, documento que define as prioridades de investimento. A autarquia sintrense, que contou com a participação da junta de freguesia, aponta como estratégia as centralidades de Rio de Mouro Velho, Paiões e Covas como áreas a desenvolver projetos estruturantes. Também os caminhos rústicos serão melhorados para valorização da memória e identidade local, a recuperação de tradições e oportunidade para novas vivências.

O programa estratégico define a via ciclável e pedonal de ligação entre Rio de Mouro e o Cacém, com cerca de 5,6km, como o primeiro projeto a ser implementado. O território de Rio de Mouro é abrangido por 1,5Km desta ciclovia que atravessa a zona da antiga Estrada de Lisboa, requalificando toda a área.

A sede da Sociedade União 1.º de Dezembro em Rio de Mouro Velho foi o local do debate do último sábado. Esta quinta-feira, 12 de julho, o debate está agendado para as 21h30 no Largo de Paiões. A última sessão está agendada para dia 18 de julho, às 21h30, no espaço da Fonte em Covas.

Todos os documentos em discussão pública podem ser consultado no site da Câmara Municipal de Sintra aqui.