Neste momento decorrem obras de nivelamento e alisamento do terreno | Foto: Sintra Notícias

Já arrancaram as obras para a construção de um parque de estacionamento de grande dimensão, à entrada da Urbanização da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, com capacidade para albergar 1597 lugares de estacionamento e boxes para autocarros.

Neste momento decorrem obras de nivelamento e alisamento do terreno, que já se encontra limpo e livre de elementos. O trabalho compreende o conjunto das operações necessárias, com a ajuda de maquinaria apropriada e transporte de terras, para se atingir o nivelamento necessário definido em projeto.

A construção deste parque de estacionamento insere-se no âmbito da “nova estratégia de mobilidade para o centro histórico da Vila de Sintra, visando a melhoria da oferta turística do município, tornando-se necessário encontrar soluções que assegurem o afastamento do trânsito rodoviário do centro histórico, nomeadamente através da construção de parques de estacionamento dissuasores”, refere a proposta aprovada pela autarquia sintrense a que o SINTRA NOTÍCIAS teve acesso.

O terreno com uma área de 63.716 metros quadrados, conhecido por Casal Vale de Milho, é privado e foi arrendado à autarquia de Sintra por um período de 15 anos, “no valor anual 100 mil euros para o primeiro ano de contrato e 140 mil euros para os anos seguintes, sujeito a atualizações nos termos da lei”, lê-se na proposta.

Recorde-se, a proposta apresentada em reunião de Executivo Municipal pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, refere que o terreno junto à Autoestrada 16, “reúne as condições para a construção” destacando a sua “localização, dimensão e características” para a construção de um parque, “em três fases, que criará 1.597 lugares de estacionamento e boxes para autocarros”.

Se tudo correr como previsto, o parque de estacionamento deverá entrar em funcionamento ainda durante a época alta, com ligação à Vila de Sintra e à Serra de Sintra por carreiras, inicialmente da Scortturb, e posteriormente do município e da empresa que gere os monumentos e jardins históricos.