Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, foi homenageado este domingo pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sintra, com a atribuição da Medalha de Honra – Grau Ouro, uma decisão tomada por unanimidade em Assembleia Geral da Associação Humanitária. Domingos Quintas, também foi homenageado, com a atribuição da Medalha de Honra – Grau Ouro.

“Bombeiros e autarquia, nunca poderão viver de costas voltadas e a nossa Câmara Municipal está atenta à importância dos seus bombeiros”, começou por sublinhar o presidente da Direção dos Bombeiros de Sintra, José António Bento Marques, considerando que o atual presidente da Câmara de Sintra, “vem revelando uma estabilidade decisória, numa lógica de interesse público e um respeito pelos Bombeiros do concelho, que outros nunca evidenciaram, nem tão pouco traduziram em factos concretos”, disse.

Aniversário dos Bombeiros de Sintra DR CMS

“A atribuição de ambulâncias, veículos de combate a incêndios, equipamento de proteção individual a todas as associações de bombeiros do concelho, são a prova provada que o presidente da Câmara dá aos bombeiros do concelho as condições de excelência para o desempenho das funções que lhes são confiadas” destacou José António Bento Marques, justificando assim os propósitos da homenagem a Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

Foi com emoção contida que Basílio Horta reagiu à surpresa em tempo do aniversário dos Bombeiros de Sintra, regozijando-se pelo reconhecimento público. “O nosso concelho tem o privilégio de ter uma relação estreita e solidária com os seus Bombeiros, como se fossem parte integrante da Câmara”, disse Basílio Horta, interrompido por uma salva de palmas. “A estratégia municipal tem como prioridade absoluta a proteção dos seus cidadãos e os bombeiros estão na primeira linha para atingir esse objetivo”, prosseguiu o presidente da Câmara de Sintra, destacando “prioridades e objetivos que não podemos deixar de cumprir”.

Basílio Horta falou ainda da necessidade da profissionalização dos bombeiros no concelho. “Já dissemos que estamos disponíveis com a Parques de Sintra Monte da Lua para pagar 70 por cento de toda a despesa desses bombeiros profissionais. De que se está à espera?”, questiona-se Basílio Horta. “Se o Governo não tem meios a Câmara [Sintra] tem”, desabafa o presidente da Câmara que aguarda por uma resposta da Administração Central para avançar.

Recorde-se, atualmente o município de Sintra tem sediados 75 bombeiros profissionais nos vários quarteis de Bombeiros, contudo 60 estão ao serviço da Área Metropolitana de Lisboa (AML), restando apenas 15 que se encontram exclusivamente ao serviço do município de Sintra. A proposta da autarquia pretende aumentar esse número. “As nossas unidades de bombeiros de Sintra são aquelas na AML que mais saíram para socorrer outras populações”, observou o presidente da Câmara.

A cerimónia comemorativa do 128º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Sintra, que decorreu este domingo, 25 de junho, ficou marcada pela promoção de quatro estagiários a Bombeiro; inauguração de quatro novas viaturas; pela tomada de posse do Comandante, Ricardo Miguel Rilhas Silvestre e do 2.º Comandante, António Maria dos Prazeres Bernardo; entrega de Diplomas de Mérito ao Hóquei Clube de Sintra, Sport União Sintrense e Sporting de Lourel e a atribuição da Medalha de Honra – Grau Ouro a Basílio Horta e Domingos Quintas.

 

(Notícia atualizada)