“Semana do Espaço” no Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha

“Semana do Espaço” iniciativa promovida pela Associação CIAPA Centro Aeroespacial e Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, na freguesia de Algueirão-Mem Martins

"Semana do Espaço", ação que pretendeu despertar a curiosidade dos jovens pela engenharia aeroespacial

Decorreu na Escola Básica, 2/3 Visconde de Juromenha, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, a iniciativa “Semana do Espaço”, ação que pretendeu despertar a curiosidade dos jovens pela engenharia aeroespacial “por forma a que a mesma seja um catalisador para o interesse pelo saber”.

Sendo um dos objetivos desenvolver atividades educativas e formativas no âmbito da engenharia aeroespacial, a Associação CIAPA Centro Aeroespacial, no âmbito do projeto “O Espaço, Desafios e Oportunidades – E6G” do Programa Escolhas, desenvolveu a “Semana do Espaço”, este mês de junho, na Escola Básica 2, 3 Visconde de Juromenha (parceira do projeto), tendo como monitores de desenvolvimento da mesma, uma turma do 7º ano de escolaridade da referida escola / participantes do projeto, ação preparada por técnicos do projeto e professores dessa turma. Cerca de trezentas crianças (3ºs e 5ºs anos de escolaridade do Agrupamento) puderam usufruir da referida ação.

A “Semana do Espaço” consistiu na apresentação de stands onde foram desenvolvidas diversas ações. Desde logo, “Montagem do Sistema Solar”, através da utilização de modelos de planetas, as crianças/jovens visualizaram as escalas do sistema solar, explorando e compreendendo os corpos celestes que fazem parte da sua constituição – distâncias e tamanhos relativos entre planetas. Mas, não só!

“Realização de Quiz sobre o Sistema Solar” que passou pela construção de Relógios de Sol, onde se experimentou um relógio solar para as crianças/jovens aprenderem a efetuar a orientação com pontos cardeais e observação da hora solar”, bem como a aquisição de conhecimentos sobre a “mudança de posição do sol no Céu durante o ano, conduzindo às Estações do Ano. “Nesta vertente da atividade, as crianças/jovens aprenderam a relacionar a posição do Sol com a hora verdadeira”, explica o CIAPA.

As iniciativas desta “Semana do Espaço”, passaram ainda pela “Execução de vaivém” para demonstração do veículo espacial utilizado nas últimas décadas para a exploração espacial; “Concretização de um planador”, com explicação do centro de gravidade do aeromodelo e a eealização de experiência que “demonstrou a variação do peso nos diferentes planetas do Sistema Solar considerando as diferentes acelerações gravíticas dos mesmos” e a realização de “foguetes de ar e seus lançamentos” com explicação da pressão atmosférica e terceira Lei de Newton.

 

Associação CIAPA CENTRO AEROESPACIAL
Rua Almada Negreiros, n.º18 – Loja C
Tapada das Mercês | 2725 – 533 Mem Martins
Telefone: 91 785 88 14