“Autarquia é número um em eficiência financeira do país”

Basílio Horta destaca "disponibilidade financeira" do municipio de Sintra durante reunião do Conselho Estratégico Empresarial que debate mobilidade e formação profissional

[da esquerda para a direita] Jorge Coelho, (presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra); Basílio Horta, (presidente da Câmara de Sintra); Rui Pereira, (Vice-presidente da Câmara de Sintra) e Domingos Quintas (vereador) | Foto: arquivo

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, presidido pelo empresário e gestor, Jorge Coelho, reuniu para debater estratégias que fomentem o desenvolvimento socioeconómico do município.

Na abertura dos trabalhos da segunda reunião ordinária de 2018, destaque para o resumo da atividade camarária, pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, salientando que a “autarquia é número um em eficiência financeira do país”.

“Temos uma disponibilidade financeira na ordem dos 134 milhões de euros e em termos de investimento, temos previsto que até ao fim do mandato sejam investidos 152 milhões de euros, fundamentalmente em espaço público, parques urbanos, e também nas escolas e na mobilidade”, disse Basílio Horta.

Coube a Rui Pereira, vice-presidente da Câmara, apresentar o Plano de Mobilidade de Sintra referindo que “a ambição que a câmara tem em matéria de mobilidade, trânsito e transportes para o concelho é a melhoria da qualidade de vida dos sintrenses, melhorar as condições ambientais e a diminuição dos níveis de ruído e das emissões”.

Recorde-se que a 26 de março deste ano a autarquia implementou a nova estratégia de mobilidade para o centro histórico da vila de Sintra que condicionou o acesso rodoviário à mesma.

Foi também apresentada na reunião uma caracterização socioeconómica do concelho, que a nível de evolução populacional mostra uma evolução crescente, contrariando as tendências dos outros municípios.

Por fim, o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra, Hugo Aleixo, apresentou a estratégia do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em termos de emprego e formação para Sintra.

O Conselho Estratégico Empresarial foi criado para promover políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas instaladas e atraindo novos investimentos.

A estrutura visa criar um ambiente propício à realização de negócios e à manutenção da paz social.