Transportes Públicos coletivos grátis até aos 14 anos

CASCAIS | A nova carreira, com 17 paragens, e uma frequência horária de 30 minutos, serve um percurso entre a estação ferroviária de Carcavelos, os principais serviços de saúde, escolas e a principal artéria no centro da Parede

Paços do Concelho, Cascais | Imagem: CMC

O município de Cascais vai alargar a utilização gratuita de transportes públicos coletivos rodoviários para passageiros até aos 14 anos, anunciou hoje o presidente da autarquia, na inauguração da nova carreira BusCas em Carcavelos. “Os passageiros com menos de 12 anos não pagam nos transportes públicos rodoviários internos e agora vamos alargar para os 14 anos”, disse à agência Lusa Carlos Carreiras (PSD).

O autarca inaugurou, por ocasião do dia do município, a nova rota BusCas em Carcavelos e Parede, a única freguesia que ainda não dispunha de uma solução de mobilidade inserida no âmbito do sistema MobiCascais.

A nova carreira, com 17 paragens, e uma frequência horária de 30 minutos, serve um percurso entre a estação ferroviária de Carcavelos, os principais serviços de saúde (hospitais de Sant’ Ana e José de Almeida e centro de saúde), escolas e a principal artéria no centro da Parede, também nas proximidades da estação da CP local.

O alargamento da gratuitidade do transporte até aos 14 anos, a partir de setembro, insere-se no reforço do sistema de mobilidade MobiCascais, que além de vantagens para os jovens em idade escolar também prevê o transporte com descontos para a população com mais de 65 anos.

“O objetivo é ser gratuito até à idade escolar, incluindo a universitária, portanto até aos 21 anos”, explicou Carlos Carreiras. O presidente da autarquia acrescentou que o sistema tem de procurar “um equilíbrio com as próprias contas”, com os custos que cada solução comporta, no sentido de quando for lançado o concurso público internacional para a rede interna de transportes públicos, que terá de estar a funcionar em janeiro de 2021, assegurar a gratuitidade “quer para os mais de 65, quer para os menos de 21 anos”. Para já, o investimento municipal por ano “anda nos 420 mil euros até aos 12 anos” e o alargamento até aos 14 anos representa “mais 444 mil euros”, estimou Carlos Carreiras.