Os últimos dias ficaram marcados por uma “verdadeira revolta popular” no Banzão, freguesia de Colares. A suposta construção de uma superfície comercial originou protestos nas redes sociais, declarações de indignação e até uma petição online, há no entanto um detalhe importante nesta história: não há nenhum projeto licenciado para o local.

Falsa informação nas redes sociais sobre a suposta construção de um Aldi na zona do Banzão

O ponto de partida desta história foi a intenção da Aldi, há cerca de dois anos, em construir uma superfície comercial na zona, junto à Avenida do Atlântico. O projecto foi no entanto chumbado pela Câmara Municipal de Sintra por questões ligadas ao impacto do tráfego rodoviário na zona. Mas esta semana, a limpeza de terrenos na zona, tornou a fazer “renascer” o projeto.

Apesar do chumbo da autarquia sintrense à instalação de uma pequena superfície comercial na zona, durante os últimos dias  as redes sociais foram palco de verdadeiras declaração de indignação contra esse projeto. “É mau demais para ser verdade, mas com a nossa autarquia tudo é possível”, pode ler-se depois da partilha de imagens que denunciam a suposta construção do equipamento.

Fonte da Câmara Municipal afirmou ao SINTRA NOTÍCIAS que relativamente aos “abusos de corte indiscriminado de pinheiros nas zonas do Pinhal de Janas e Banzão”, solicitou da apoio da “GNR para a situação”. A Câmara Municipal recorda que é necessário parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) para “o abate de manchas contínuas de pinheiros”. O assunto está a ser investigado pelas autoridades.