A vila histórica de Sintra foi palco, este domingo, do encerramento das comemorações do mês municipal do bombeiro com uma homenagem aos homens e mulheres que estiveram presentes no incêndio em Pedrogão Grande, do ano passado, e elogios ao trabalho do município de Sintra no setor.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, Bruno Tomás, dirigiu-se a Basílio Horta afirmando que “nunca, em tempo algum, um presidente deu tanto aos seus bombeiros”. Perante centenas de bombeiros, no terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, Bruno Tomás, lembrou que, “no último ano e meio foram atribuídos aos bombeiros de Sintra 2 milhões e 700 mil euros, nove ambulâncias equipadas com DAE (Desfibrilhador Automático Externo), nove veículos de combate a incêndios urbanos e florestais, uma câmara térmica e um EPI (Fato de Proteção Florestal) para cada um dos 700 bombeiros do nosso concelho”.

Bruno Tomás, que assume também o comando do secretariado dos corpos de bombeiros do concelho de Sintra, sublinhou ainda que, “neste momento a nossa câmara tudo está a fazer para aumentar o número de bombeiros profissionais, tento-se disponibilizado junto do governo, em conjunto com a Parques de Sintra Monte da Lua, para comparticipar em 70% do ordenado de cada um” dos novos profissionais.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra defendeu que “um poder que não é capaz de garantir a segurança das pessoas não cumpre o seu mandato”

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme terminou lembrando que, “a nossa câmara é uma referência na Associação Nacional de Municípios e nós, todos juntos, somos um exemplo a nível nacional e internacional, sendo certo que a nossa câmara, juntamente consigo, vai ficar na história dos bombeiros portugueses”.

Basílio Horta agradeceu as palavras, confessando-se emocionado, mas lembrou que a “câmara não faz mais do que o seu dever”. “Não há progresso, nem qualidade de vida, sem segurança”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra, considerando que “um poder que não é capaz de garantir a segurança das pessoas não cumpre o seu mandato”.

Basílio Horta deixou ainda palavras de incentivo aos homens e mulheres das nove corporações de Sintra, lembrando que são eles e elas que “protegem a nossa comunidade e por isso, em nome do município de Sintra, um abraço de profunda e sincera gratidão”.

A cerimónia terminou num desfile na Volta de Duche, antecedido pela entrega de viaturas de combate a incêndios, equipamentos de proteção individual e câmaras térmicas para deteção de incêndios.