A reparação de um muro de suporte na Estrada Nacional 247 (EN247), em Galamares, na ligação entre Sintra e Colares, terá início ainda este mês e deve ficar concluída até meados de julho, anunciou hoje o ministro do Planeamento e das Infraestruturas em Sintra.

O ministro Pedro Marques revelou, à margem da apresentação do plano de limpeza das faixas de gestão de combustível na Serra de Sintra, que não podia vir ao município sem que esta obra estivesse adjudicada e pronta para avançar.

Os trabalhos, um investimento de 50 mil euros, terão inicio até final deste mês e a conclusão está prevista para julho. O abatimento de parte do piso, em novembro de 2017, na zona da Ponte Redonda, em Galamares, obrigou a IP a condicionar a circulação, regulando com semáforos o trânsito alternado numa só via da faixa de rodagem, dificultando o acesso ao litoral sintrense.

Basílio Horta no protesto em Galamares em abril deste ano | DR CMS

“Desesperados pelo arrastar desta situação”, e em protesto, um grupo de utilizadores desta via tentou no início de abril cortar a estrada, tendo sido demovidos pelo presidente do município, que se deslocou na altura ao local para mostrar a sua solidariedade.

Basílio Horta sublinhou que a estrada era utilizada diariamente por milhares de pessoas nas suas deslocações para Colares, Praia Grande, Praia das Maçãs e Azenhas do Mar, e instou a IP a realizar uma “intervenção urgente” naquele troço. No dia seguinte ao protesto, em resposta a estas críticas, a IP explicou que já tinha procedido “ao lançamento do concurso para a empreitada”, mas que este “ficou deserto”, tendo sido “necessário lançar novo procedimento com urgência”.