A época balnear vai decorrer nas praias de Cascais entre 1 de maio e 15 de outubro, com a maioria dos municípios a remeter a abertura para junho, enquanto Albufeira (Algarve) aponta o início em 15 de maio.

A maioria das praias portuguesas costuma iniciar a época balnear durante o mês de junho, competindo às câmaras municipais definir o período oficial em cada praia, que constará de uma portaria a publicar em Diário da República.

À semelhança de anos anteriores, o município de Cascais, estabeleceu a época balnear em 13 praias do concelho entre 1 de maio e 15 de outubro.

Segundo avançou a autarquia, nas 13 praias balneares em que terá início a época balnear, a qualidade da água apresenta resultados de “excelente”, embora não exibam a Bandeira Azul por não terem concorrido ao galardão de qualidade balnear por discordância em relação aos critérios para a sua atribuição.

Das 15 praias analisadas, só as da Duquesa e da Rainha não apresentaram qualidade excelente, em resultado de descargas de águas fluviais, que a autarquia tenciona resolver através de um programa de limpeza e de requalificação das ribeiras.

Ao longo de um ano foram realizadas 630 análises à qualidade da água nas praias de Cascais, salientou a autarquia.

Nas praias do Abano (Guincho) e Bafureira (São Pedro do Estoril) não será instituído período balnear, respetivamente devido à falta de areia e instabilidade de arribas, apesar de a zona ser incluída na vigilância costeira pontual das autoridades marítimas.

As 13 praias vão dispor de 56 nadadores-salvadores, com a câmara a suportar 50% das despesas em maio e outubro, nos períodos fora da época oficial, assegurando ainda a autarquia os encargos integrais com cinco nadadores salvadores em praias não concessionadas.

No apoio aos veraneantes vão participar 830 jovens inseridos em programas de voluntariado promovidos pela autarquia, orçando em um milhão de euros o investimento municipal na limpeza e manutenção de praias e estruturas de apoio.

No âmbito da “Praia para todos”, a autarquia concluiu trabalhos de melhoria dos acessos à praia de Carcavelos e à piscina Oceânica, e continua com o projeto ‘Tiralô’, que garante praia acessível a todos os cidadãos incapacitados.