Autarquia vai reforçar vigilância e combate a fogos na Serra de Sintra

Autarquia assina assina na segunda-feira, protocolos com a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) e corporações de bombeiros, para apoiar sistemas de comando, prevenção, vigilância e primeira intervenção contra incêndios na serra de Sintra

Equipa de Sapadores Florestais na Serra de Sintra | Foto: DR CMS

A Câmara de Sintra assina, esta segunda-feira, 30 de abril, protocolos com a Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) e corporações de bombeiros, para apoiar sistemas de comando, prevenção, vigilância e primeira intervenção contra incêndios na serra.

Segundo informou uma nota da autarquia, vão ser assinados dois protocolos pelo município, pela PSML e pelas associações de bombeiros voluntários de Almoçageme, Colares, São Pedro e Sintra.

Um protocolo visa a “criação e manutenção em operacionalidade de um comando de prevenção no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) na serra de Sintra, entre maio e outubro de 2018.

O comando de prevenção à serra de Sintra será assegurado rotativamente por um elemento do comando dos quatro corpos de bombeiros, com funções de coordenação de meios para uma área de 4.000 hectares, da união de freguesias de Sintra (S.Pedro de Penaferrim, Santa Maria e S. Miguel e S. Martinho) e da freguesia de Colares, refere o documento.

O protocolo, que será assinado pelo presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), prevê um apoio do município para as quatro corporações de 3.360 euros, acrescido de 8.400 euros da PSML, sociedade de capitais públicos que gere os monumentos e jardins históricos, também destinados a cobrir os custos com os meios humanos e materiais que integram o comando permanente de operações.

Outro protocolo destina-se à criação e funcionamento de um sistema operacional de vigilância e primeira intervenção de fogos florestais na serra de Sintra.

O município compromete-se a apoiar financeiramente com 20 mil euros e a PSML com 50 mil euros para a permanência de um dispositivo de vigilância e combate imediato a fogos florestais, constituído pelos quatro corpos de bombeiros, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil.

O dispositivo permanente dos bombeiros, apoiado pelos sapadores florestais, será também complementado por militares do Exército, que irão efetuar a vigilância na serra durante o período noturno.