O plenário do parlamento discute esta quinta-feira projetos de resolução de vários partidos para recomendar ao Governo a requalificação de escolas degradadas em em Sintra e Lisboa.

Na agenda parlamentar constam diversos projetos de resolução do CDS-PP, de “Os Verdes”, do Bloco de Esquerda e do PS para a requalificação da Escola Secundária Ferreira Dias (ESFD), de Agualva-Sintra, e das escolas do Restelo e do Alto do Lumiar, em Lisboa.

A escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Sintra, com 60 anos e 2.000 alunos, nunca teve obras e atualmente, de acordo com os pais, tem salas onde chove, biblioteca e campos de jogos fechados e risco de abatimento do piso em alguns pontos, salientam o CDS-PP, o PEV e o PS.

De acordo com o projeto apresentado pelo CDS-PP, “a autarquia de Sintra já se disponibilizou para o estabelecimento de uma parceria com o Ministério da Educação para a concretização urgente da reabilitação e requalificação da ESFD”.

“Há também o montante de 3,5 milhões de euros, definido no PIDDAC, de acordo com afirmado pelos serviços do Ministério. Acresce que o Governo afirmou recentemente existir uma verba de 320 milhões de euros para recuperar escolas do ensino básico, secundário e pré-escolar, um financiamento em grande parte europeu e cuja execução – abrangendo 500 escolas – tem que ser efetuada até 2020”, sublinhou ainda o CDS-PP.

 

Em 2017 autarquia sintrense investiu na secundária

A Câmara de Sintra recuperou, já este ano, o aqueduto e coberturas da Escola Secundária Ferreira Dias.

A intervenção implicou um investimento de 140 mil euros e permitiu reabilitar o aqueduto de Agualva que atravessa, entre outras áreas públicas, a Escola Ferreira Dias, numa extensão total de aproximadamente 450 metros.

“É uma intervenção fundamental para a segurança da escola que, apesar de não ser da responsabilidade do município, optámos por realizar porque a Câmara Municipal de Sintra protege e atua quando questões fundamentais se colocam no nosso concelho”, referiu Basílio Horta, na altura. Também as coberturas dos pórticos da escola foram reabilitadas com novas telas de impermeabilização e pintura.

 

Protesto em Março de 2017

Pais, professores e alunos protestaram em março de 2017 em frente à Escola Secundária de Ferreira Dias, em Agualva, contra o adiamento das prometidas obras de requalificação daquele estabelecimento de ensino.

Com 60 anos, dois mil alunos e sem nunca ter tido obras, esta escola tem salas onde chove, uma biblioteca que não pode ser usada e campos de jogos fechados.

O risco de abatimento do piso em alguns pontos do estabelecimento, a falta de manutenção de instalações foram alguns dos outros problemas apontados.

Recorde-se que o Estado português implementou em 2007 um programa de remodelação do parque escolar a nível nacional, que não inclui o projeto para este estabelecimento de ensino.

A Escola Secundária de Ferreira Dias situa-se no concelho de Sintra, na União de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra. Criada em 1959, como Escola Industrial e Comercial de Sintra, vê inaugurado o atual edifício em 1960.