Início do Eixo Verde e Azul em Sintra marca o 25 de abril no município

Eixo Verde e Azul - troço de Sintra (1ª fase) Rio Jamor e afluentes por um valor de 1 milhão e 683 mil euros e um prazo de execução de 12 meses

Esta quarta-feira, 25 de abril, vai ter início da obra do Eixo Verde e Azul e uma nova gestão da Matinha de Queluz. O momento vai ser assinalado às 15h30, na Matinha de Queluz, onde estará presente o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Com a assinatura do auto de consignação, da empreitada de execução do Eixo Verde e Azul – troço de Sintra (1ª fase) Rio Jamor e afluentes por um valor de 1 milhão e 683 mil euros e um prazo de execução de 12 meses, dá-se assim início à empreitada que visa requalificar o sistema Jamor-Carenque e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz, de forma a valorizar ambiental, social e economicamente esta região.

A ponte verde no IC19 faz parte do percurso e a obra deverá ter início antes do final de 2018.

O protocolo para a gestão da Matinha de Queluz estabelece os termos do investimento para requalificação e gestão a realizar na Matinha de Queluz, com realce para a recuperação, utilização, exploração e conservação do património natural e cultural deste espaço.

Esta requalificação visa assegurar a sua salvaguarda e manutenção, de forma a tornar possível uma exploração do espaço que potencie os seus valores e capacidades enquanto espaço natural e património cultural.

Vão estar presentes na cerimónia o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, o presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra Monte da Lua, SA, Manuel Baptista, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP, Rogério Rodrigues e o representante da Protecnil, Adelino Tomás.