A Câmara Municipal de Sintra vai iniciar, até ao final deste ano, a construção de um circuito pedonal e para circulação de bicicletas, que terá uma extensão de 4 km, que vai fazer a ligação entre Colares, Praia Grande e a Praia das Maçãs.

Esta ciclovia, um investimento de 1 milhão e 400 mil euros, tem como objetivos promover as deslocações a pé e de bicicleta, requalificar e criar espaços pedonais e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, melhorar a mobilidade e segurança rodoviária e pedonal e ligar núcleos urbanos, espaços públicos relevantes, zonas de comércio e/ou serviços e equipamentos estruturantes, segundo nota de imprensa da autarquia sintrense.

Basílio Horta esteve esta sexta-feira em presidência aberta na freguesia de Colares | DR CMS

“A criação de ciclovias, que façam a ligação entre equipamentos estruturantes, zonas de comércio e serviços, é um dos objetivos que estamos a concretizar e fazem parte do plano para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, referiu Basílio Horta, durante a apresentação do projeto na última sexta-feira em Colares, no âmbito da iniciativa Presidência Aberta.

“Quem vive, trabalha e visita Sintra, vai poder andar a pé e de bicicleta numa rede de 40 km de ciclovias e numa malha de circuitos pedonais que ligarão as escolas básicas, os parques urbanos e os principais pontos de interesse”, sublinhou o presidente da autarquia. “Caminhar, andar, estreitar relações sociais no nosso município será mais confortável, permitindo estilos de vida mais saudáveis”, defendeu Basílio Horta.

Os 4 km de ciclovia dividem-se num percurso ciclável e pedonal na ligação de Colares, Banzão e Praia Grande com 1,975 Km e um percurso clicável e pedonal de ligação da Avenida do Atlântico às zonas balneares com 1,895 Km. O Programa Portugal 2020 financia 50% desta intervenção.