Cerca de 7000 escuteiros da região de Lisboa, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, vão comemorar em Sintra, este domingo, 22 de abril, dia de S. Jorge, padroeiro do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

As atividades têm início na Escola EB I D. Carlos I pelas 10h00, numa eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e culminará numa cerimónia de encerramento, na mesma escola, às 17h00.

Esta comemoração anual reúne escuteiros por todo o país, com o objetivo de celebrar, não só uma data importante, mas também os princípios e valores preconizados por este Santo Cavaleiro, que derrotou o Dragão e se converteu ao cristianismo apesar de todas as torturas a que foi sujeito.

Assim, este ano a Região de Lisboa, em conjunto com o Núcleo Serra da Lua do CNE, escolheu a Vila de Sintra para realizar várias atividades de acordo com as quatro faixas etárias em que se desenvolve o seu programa educativo.

O tema deste ano é «À Descoberta da Cidade» e está inserido no tema anual, onde são debatidos os problemas que afetam as cidades no seu termo mais lato (polis). Deste modo, os temas a trabalhar são os da sustentabilidade, trânsito, ecologia, energia, cidadania, civismo, associativismo, etc.

Os elementos das três faixas etárias mais novas – 2000 lobitos, com idades dos 6 aos 10 anos; 2350 exploradores, com idades dos 10 aos 14 e 1700 pioneiros, dos 14 aos 18 – irão realizar jogos de vila, adequados às idades, pela Portela e pelo Centro Histórico, no sentido de descobrirem juntos como funciona a cidade.

Por fim, os mais velhos – cerca de 450 caminheiros – desloca-se-ão à Serra de Sintra com o intuito de limpar caminhos e ajudar na erradicação de espécies de árvores infestantes que teimam em concorrer com a flora autóctone.