“Arte da Guerra Medieval” ao Castelo dos Mouros

Domingo, 3 de maio, regressa a atividade “Arte da Guerra Medieval” ao Castelo dos Mouros, subordinada ao tema “Do al-Ândalus à Reconquista”

Arte da Guerra Medieval - Recriação Histórica, ao Castelo dos Mouros, Sintra | Imagens: PSML - arquivo

No próximo mês de maio os parques e monumentos de Sintra preparam uma agenda recheada de propostas para todos os gostos e idades. Recriações históricas, visitas guiadas e atividades para a família são algumas das sugestões que prometem momentos de lazer descontraídos e cheios de animação.

No domingo, 3 de maio, regressa a atividade “Arte da Guerra Medieval” ao Castelo dos Mouros, subordinada ao tema “Do al-Ândalus à Reconquista”. No primeiro domingo de cada mês, às 11h00, 15h00 e 17h00, os visitantes poderão fazer uma viagem ao século XII, época de muitos acontecimentos históricos em Sintra.

Esta recriação incluirá demonstrações do uso de armas de combate corpo a corpo e de operações de cerco. No final de cada apresentação, o público poderá manusear o equipamento utilizado, sob supervisão qualificada.

“Um dia com Arqueologia” | Foto: PSML / Carla Ventura

Já no sábado, 19 de maio, às 15h00, também no Castelo dos Mouros, volta a atividade “Um dia com Arqueologia”. Nesta iniciativa, recomendada para famílias com crianças a partir dos 6 anos, os participantes são convidados a descobrir o passado escondido no monumento e a assumir o papel dos arqueólogos que vão trazer à luz do dia o que ainda falta descobrir.

No mesmo dia, a Parques de Sintra associa-se uma vez mais à iniciativa “The Fascination of Plants Day”, da responsabilidade da European Plant Science Organization, – e que tem como objetivo juntar o maior número de pessoas de todo o mundo em volta do fascínio por plantas – e promove, às 10h30, no Palácio Nacional de Queluz, uma visita guiada ao Jardim Botânico. A iniciativa transporta o visitante para o século XVIII, época em que surge este espaço privado e de carácter recreativo, rico em diversidade de plantas invulgares, exóticas e até mesmo desconhecidas. A visita é gratuita mediante inscrição prévia.

“Anilhagem na Quintinha” | PSML: Ricardo Tom

No sábado, 26 de maio, decorre mais uma sessão de “Anilhagem na Quintinha”, na Quintinha de Monserrate. Entre as 9h30 e as 12h00, os participantes vão aprender a distinguir as várias espécies de aves e as suas principais características, observando de perto os exemplares capturados. A iniciativa assinala o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia dos Parques Naturais, que se comemoram a 22 e 24 de maio respetivamente.