A Assembleia de Freguesia (AF) da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, no concelho de Sintra, enviou ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, uma “Recomendação ao Governo”, para a realização de obras “urgentes” na escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio, em Montelavar.

Por unanimidade, as forças políticas que integram aquele órgão deliberativo na União de Freguesias, PS, PSD, CDS-PP e CDU, reunidas em Sessão Extraordinária, no auditório do Edifício Multiusos de Pêro Pinheiro, pedem a “tomada de medidas urgentes, necessárias para pôr fim a um estado extrema de degradação” em que se encontra a escola, situação que “coloca em causa o normal funcionamento das atividades escolares e de integridade” de alunos, professores e funcionários.

As recentes condições meteorológicas extremas, sobretudo do dia 9 de março, obrigaram mesmo à suspensão das atividades letivas, durante o período da tarde, facto que “reflete bem o estado de degradação e até de perigo existente neste estabelecimento de ensino com mais de trinta anos de existência”, refere o documento que o SINTRA NOTÍCIAS teve acesso.

Os problemas são antigos e já motivaram várias ações protesto ao longo dos anos, na escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio, que “carece de uma intervenção profunda há muito adiada”, sublinham os autarcas, dando o exemplo de “salas com infiltrações de água”, que condicionam o normal funcionamento das as aulas; os “acessos que ficam completamente alagados”, sendo necessário recorrer a situações de improviso como a “colocação de tijolos nos planos de água” para que os alunos possam entrar “sem que ponham em causa a sua integridade física”, existindo ainda problemas ao nível do telhado que mete água, “impossibilitando a continuidade das aulas”.

“A escola ainda possui telhados em fibro-cimento que com os temporais  se deterioram e podem colocar em risco a saúde de alunos, professores e funcionários” refere o documento apontando para as “deficientes condições de conforto” em ambiente de sala de aulas, “com grandes janelas e portas, equipadas com vidro simples” e mal equipadas ao nível do “mobiliário antigo e muito degradado” e a falta de “espaço verdes, limpos e cuidados no seu exterior”.

A “Recomendação ao Governo” conclui que a situação em que se encontra a escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio, em Montelavar, “só pode ser resolvida com intervenção da tutela”, solicitando a tomada das necessárias e “urgentes diligências” para pôr fim ao “estado extremo de degradação” em que a escola se encontra, que “coloca em causa” as condições normais de “aprendizagem de crianças e jovens” de uma comunidade escolar, “saturada com um estado calamitoso que há muito passou o limite do aceitável”.