O MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe a abertura do III Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, Aqu’Alva Stória – Festival RJ, sexta-feira, no dia 6 de abril, às 18h45.

Vamos navegar nas suas águas “límpidas”, águas que desaguam no Tejo. Rio de inúmeras e ancestrais memórias. O mesmo que, outrora, partiram os Descobridores em navegação ao encontro de outros Povos, de outras Culturas.

Começa, assim, a “construção” de pontes interculturais, aqui representadas na antiga ponte de Agualva; ponte que delimitava os antigos Termos de Lisboa e de Sintra mas, também, o limite, no século XVI, a Ocidente da Coutada Régia de caça que se estendia ao longo da Estrada Real de Lisboa a Sintra.

O festival, que acontece de 6 a 15 de abril, em diversos locais do concelho, pretende ser uma viagem cultural aos costumes e tradições orais dos países lusófonos, através dos contos, lendas, histórias tradicionais, contadas por narradores dos países de origem.

O foco desta edição é a “PALAVRA” da diversidade cultural de Sintra, sob o slogan: “Os Santos da Casa fazem milagres…Somos todos Sintrenses!”. Agoa Alua (Aldeia de Agualva), Aqua Alva (Águas alvas ou Límpidas)… Hoje, Ribeira da Jarda | Ribeira das Jardas, um bem Patrimonial histórico, biótico e hídrico, envolvido em lendas e stórias, servirá como “força motriz”, nesta edição, do festival da Agualva-Cacém | SINTRA.

O Festival é promovido pela Associação de Dinamização Ambiental, Social e Cultural (RJ ANIMA), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.