Chuva, vento forte, neve e temperaturas abaixo do normal são as previsões para os dias de férias da Páscoa. A partir desta quarta-feira há uma descida da temperatura na ordem dos 2 a 6 graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Significa que as miniférias da Páscoa vão ser marcadas pela ocorrência de chuva, vento forte, queda de neve e temperaturas abaixo do valor normal para a época.
Para esta quarta-feira, apesar do sol durante a manhã, está previsto um agravamento do estado do tempo, com a aproximação e passagem de um sistema frontal de pouca atividade, mas que vai dar muita nebulosidade e períodos de chuva fraca, no Minho, estendendo-se gradualmente às regiões do sistema montanhoso.
A partir desta quarta-feira, está prevista a descida das temperaturas na ordem dos 2 a 5 ou 6 graus, situando-se as máximas entre os 12 e os 15 graus na generalidade do território e os 15 e os 18 no Algarve. Depois e até domingo conte com uma alternância de massas de ar polar e massas de ar tropical, com períodos de chuva ou aguaceiros.
Nos dias 29 e 30 [quinta e sexta-feira], queda de neve em quotas abaixo dos mil metros. Este cenário vai prolongar-se pelo menos até domingo de Páscoa, segundo o IPMA.
No que diz respeito ao início da próxima semana, o IPMA indicou que a probabilidade de chuva é de 60 a 90% nas regiões do Norte e Centro e inferior a 50% no Algarve.