O Presidente da República atribuiu esta terça-feira condecorações a três personalidades do cinema, Isabel Ruth, António da Cunha Telles e Lauro António, numa cerimónia reservada, e mais tarde condecorou o Teatro Experimental de Cascais, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito pelo seu trabalho de 52 anos de actividade ininterrupta.

Nesta cerimónia, realizada na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, sem divulgação prévia nem presença de comunicação social, o realizador e produtor António da Cunha Telles recebeu o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto a atriz Isabel Ruth e o cineasta e crítico de cinema Lauro António receberam o grau de comendadores da mesma ordem.

As insígnias foram entregues ao seu diretor, Carlos Avilez, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, onde Marcelo Rebelo de Sousa assistiu à estreia da peça “As You Like It – Como Vos Aprouver”.

A Ordem do Mérito destina-se a “galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade”.

A Ordem do Infante D. Henrique distingue “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores”.