Está patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, uma exposição com mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana em Sintra durante a Pré-história.

“Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é o mote para esta exposição que apresenta, pela primeira vez ao público, alguns dos mais significativos conjuntos desde meados do sexto milénio (Neolítico antigo) até finais do terceiro milénio A.C. (Calcolítico final).

Parte destes materiais encontraram-se associados a vestígios de faunas domésticas e de sementes cultivadas, cujas cronologias – obtidas por métodos laboratoriais – vêm comprovar as mais antigas evidências de comunidades agro-pastoris até hoje documentadas na fachada atlântica ocidental da Península Ibérica.

As numerosas peças exibidas documentam as atividades quotidianas e os diversos tipos de práticas funerárias que ocorreram no longo tempo.

A exposição vai estar patente ao público na nova secção expositiva deste espaço, denominada “Claustro do Tempo”, no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, na União de Freguesias de Terrugem e São João das Lampas, no concelho de Sintra.