O Presidente da República convidou esta manhã todos os portugueses a visitar o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inauguraram esta quarta-feira a exposição “Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra”.

A exposição que conta com mais de 500 objetos, testemunha a densa ocupação humana em Sintra durante a Pré-história e apresenta, pela primeira vez ao público, alguns dos mais significativos conjuntos desde meados do sexto milénio (Neolítico antigo) até finais do terceiro milénio A.C. (Calcolítico final).

Marcelo Rebelo de Sousa em Odrinhas | DR CMS

O Presidente da República mostrou-se “totalmente surpreendido com o museu, que não conhecia e convidaria todos portugueses a visitar e conhecer esta exposição temporária”. “Sintra é um exemplo do que é a arqueologia e museologia de excelência, e este museu é um modelo disso, quer pela exposição permanente quer pela temporária, que inaugurou hoje”, salientou.

Boa parte das coleções expostas resulta do trabalho de investigação arqueológica levado a cabo durante largos anos pela própria equipa do museu.

Parte destes materiais encontraram-se associados a vestígios de faunas domésticas e de sementes cultivadas, cujas cronologias – obtidas por métodos laboratoriais – vêm comprovar as mais antigas evidências de comunidades agro-pastoris até hoje documentadas na fachada atlântica ocidental da Península Ibérica.

As numerosas peças exibidas documentam as atividades quotidianas e os diversos tipos de práticas funerárias que ocorreram no longo tempo.