Os SMAS de Sintra desenvolvem um plano de investimento de mais de 22 milhões de euros na freguesia de São João das Lampas e Terrugem.

A estratégia de investimento que foi apresentada por Basílio Horta, na última quinta-feira, está a mudar a freguesia na área do saneamento e abastecimento de água. Uma das empreitadas referidas pelo presidente da autarquia, que assume também a presidência do conselho de administração dos SMAS, foi a construção do sistema de saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, São Miguel e Funchal – Subsistema de São Miguel e Funchal que se encontra em fase de adjudicação, no valor de 1 milhão e 240 mil euros.

Este investimento vai permitir a construção de rede de drenagem de águas residuais domésticas, a rede de drenagem de águas pluviais, a remodelação da rede de abastecimento de água para além de substituir todos os ramais domiciliários existentes e construir a estação hidropressora em Barreira para regularizar a pressão na rede de abastecimento do Funchal. Assim a extensão da rede de abastecimento de água a instalar será 2,1 km, 123 ramais executados e a população abrangida de 250 habitantes. A extensão da rede de drenagem de águas residuais domésticas será de 3,2 km e a rede de drenagem de águas residuais pluviais de 1,4 km.

Basílio Horta salientou que “nesta freguesia temos investido muito no saneamento básico. Estas intervenções são importantes porque devido à inadequação das redes existentes, o elevado número de roturas é um incómodo para a população na qualidade do serviço prestado”, concluiu.

No âmbito deste plano de investimento a ETAR de Almorquim, Emissário do Magoito (Ramo Magoito), a ampliação da ETAR de Vila Verde e a remodelação da ETAR do Magoito estão já concluídas, num investimento total de 2 milhões e 523 mil euros.

Em curso encontra-se a remodelação da rede de águas de Godigana e Carne Assada, a construção da ETAR de Godigana e a remodelação da rede de águas Cabrela e Godigana no valor de 2 milhões e 257 mil euros.

Foram também apresentadas as empreitadas a lançar que englobam a construção do subsistema de Alvarinhos e Areias e a construção do sistema de Cabrela, Casais de Cabrela, Silva e Faião no global valor de 3 milhões e 779 mil euros.

Estão previstas também o lançamento das empreitadas para a construção da rede de águas residuais domésticas de Assafora, a construção da ETAR e EEARD de Cabrela, a remodelação da rede de distribuição entre o reservatório da Amoreira e a Assafora, a execução da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de água na Aldeia Galega e Odrinhas, a construção de ETAR de Alvarinhos e Areias e a remodelação dos reservatórios da Terrugem e da Amoreira no valor de 4 milhões e 782 mil euros.

O plano de investimento prevê também novas empreitadas das rede de águas residuais domésticas. Neste âmbito estão previstas a construção da rede de água e estação elevatória em Alfaquiques, Ribeiro de Rio de Cões, Codiceira e Sacário, as redes de esgotos e remodelação das redes de água em Catribana, Fachada e Chilreira e a remodelação da rede de abastecimento de água e construção de rede de águas residuais em Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite, com um valor de 7 milhões e 612 mil euros.