Eliseu Realinho | A qualidade da democracia “Os dois erros históricos em Sintra”

(...) "Basta de ser só Lisboa, Sintra tem homens e mulheres que lutam no dia-a-dia pelo crescimento e liderança do nosso partido, como um todo."

Não tenho nada de pessoal contra os protagonistas da nossa história, que é a história de Portugal, e a de Sintra em particular, dialogo com todos e todos me merecem o devido respeito, com ideias diferentes claro, mesmo em relação ao acontecimentos e factos.

Existe aqui ou acolá alguma fricção pessoal, mas também é natural, a política é feita por homens e mulheres com convicções e por vezes pode tocar a esfera pessoal, o que devemos evitar, e manter apenas a discussão centrada na luta de ideias e na construção da nossa democracia.

Eu também entro em alguns factos históricos, sou militante do CDS em Sintra e tenho a dizer que são duas eleições perdidas, por erros de decisão das lideranças partidárias. Assisti aos dois erros históricos!

Nos dois erros históricos os militantes estavam no lado certo, do primeiro votaram maioritariamente a favor de apoiar Marco Almeida e as lideranças partidárias decidiram o contrário, resultado, as eleições foram favoráveis a Marco Almeida, logo os militantes estavam certos.

O segundo erro histórico, os militantes votam maioritariamente contra o apoio a Marco Almeida, mas a decisão das lideranças partidárias decide mais uma vez contra a opinião dos militantes, vamos a eleições e perdemos! Porque mais uma vez ignoramos os militantes!

A qualidade da democracia é com todos, mesmo até com aqueles que discordam de nós!

É feito em todos os partidos desta forma? Não sei, não sou jurista. Mas uma coisa é certa estarei sempre ao lado dos militantes, a liderança seja qual seja, para ser forte tem de ouvir os militantes, mas não basta ouvir, agir em conformidade, caso contrário anda atrás do prejuízo e cometem-se erros históricos.

Isto sim mina qualquer confiança na democracia e na sua qualidade, cria atrito entre as pessoas, provoca desconforto e põe em causa a serenidade das discussões democráticas. Como é óbvio, depois começam a aparecer as resistências e os inconformados e até mesmo alguns radicais.

Foi eleita uma nova concelhia em Sintra, “Afirmar Sintra”, sufragada por uma votação histórica, na qual os militantes depositam a confiança e lutam dia a dia para afirmar o CDS e os seus ideais democráticos.

Fomos a votos para os delegados ao congresso, no último fim-de-semana com duas listas, uma das listas apoiada pela nova concelhia e mais uma vez os militantes votaram, e maioritariamente essa mesma lista para os representar no congresso. Somos 36 delegados, uma das maiores concelhias do nosso Partido. Basta de ser só Lisboa, Sintra tem homens e mulheres que lutam no dia-a-dia pelo crescimento e liderança do nosso partido, como um todo.

A qualidade da democracia é com todos, mesmo até com aqueles que discordam de nós!

 

Eliseu Realinho, Presidente do Núcleo Territorial de Agualva-Cacém do CDS-PP; membro da Concelhia de Sintra; Delegado ao 27º Congresso CDS-PP