Jorge Coelho presidiu à primeira reunião do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, realizada a 17 de fevereiro, onde os indicadores socioecónomicos do município foram escrutinados, “reveladores de um concelho saudável e em franco crescimento”, considera a autarquia, em nota enviada à imprensa.

Em 2017, Sintra foi o terceiro município do país, e o segundo da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em número de empresas em atividade, com cerca de 36.376. Sendo que nos últimos dois anos, aumentou em mais de 300 o número de instituições (ligeiro crescimento de 1%).

Os setores empresariais mais representados de Sintra são as atividades administrativas e serviços de apoio (24%), comércio por grosso e a retalho (18%) e atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares (10%). Em conjunto, representam mais de 50% das empresas no concelho.

Ao nível das exportações, Sintra destaca-se pela positiva, uma vez que é o décimo município mais exportador do país, e o quarto da AML (a seguir a Lisboa, Palmela e Setúbal).

No entanto, as importações continuam a representar, aproximadamente, o dobro das exportações, apresentando um saldo comercial deficitário. Uma situação, ainda assim, comum em municípios da AML e do resto do país.

Quanto ao desemprego, nos últimos quatro anos, Sintra apresentou a maior redução do número de desempregados entre os municípios da AML, ou seja diminuiu 6.700 desempregados desde 2014.

O ano passado, Sintra apresentava uma das menores taxas de desemprego das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como dos restantes municípios do país (5%). Registava, ainda, a terceira maior redução de desemprego jovem da AML (60%), desde 2014.

A maior percentagem de desemprego em Sintra encontra-se em munícipes no grupo etário entre os 35 e os 54 anos (49%) e com o nível secundário (34%).

Relativamente aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), Sintra apresenta, desde 2014, uma das maiores reduções de beneficiários de RSI de Portugal: cerca de dois mil, numa percentagem de diminuição de 24%.

Jorge Coelho, comentador da “Quadratura do Círculo” na SIC Notícias, preside ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, nos próximos quatro anos

Jorge Coelho preside ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

Empresário e gestor, de 63 anos, Jorge Coelho preside ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, para o quadriénio referente ao presente mandato autárquico.

Pretende-se que a estrutura consultiva prossiga o trabalho desenvolvido no anterior mandato, reiterando o devido reconhecimento pela relevante missão de serviço público levada a cabo no anterior mandato pelo presidente cessante, o empresário João Talone.

Recorde-se que o Conselho Estratégico Empresarial foi criado para promover políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas instaladas e atraindo novos investimentos. A estrutura visa criar um ambiente propício à realização de negócios e à manutenção da paz social.