Camélias e Orquídeas no Palácio Nacional de Sintra

EXPOSIÇÃO | A mostra tem entrada gratuita e decorre anualmente para promover o valor botânico associado às camélias e orquídeas em Sintra

Exposição de Camélias e orquídeas no Palácio Nacional de Sintra | Foto: PSML Luis Duarte

O terreiro do Palácio Nacional de Sintra vai receber, no fim de semana de 10 e 11 de março, a “Exposição de Camélias e Orquídeas”, organizada pela Parques de Sintra, em colaboração com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP).

A edição de 2018 pretende celebrar a relação cultural entre Portugal e a Ásia, tendo como ponto de ligação o gosto pelas várias espécies de camélias e orquídeas oriundas do continente asiático, e que são cultivadas nas quintas, jardins e casas portuguesas desde o séc. XIX.

A primeira camélia introduzida na Europa deverá ter chegado a Portugal no século XV. Já no séc. XIX, percebeu-se o seu potencial de cultivo no exterior, com propósitos ornamentais, e assistiu-se ao desenvolvimento de novas cultivares por colecionadores botânicos privados e viveiristas portugueses.

Em Sintra, as camélias assumiram-se, então, como o ex-libris de inverno. D. Fernando II introduziu no Parque da Pena uma coleção fornecida pelos mais prestigiados viveiristas europeus, com realce para a coleção de cultivares portuguesas produzidas pelo viveirista Marques Loureiro, do Porto.

EM SINTRA, AS CAMÉLIAS ASSUMIRAM-SE, COMO O EX-LIBRIS DE INVERNO

Em 2014, o estudo e a identificação dos 2258 exemplares de espécies e cultivares existentes no local culminou na classificação do Parque da Pena como Jardim de Camélias de Excelência, pela Associação Internacional de Camélias. De sublinhar ainda o valor botânico e a diversidade da coleção da Vila Sassetti.

As orquídeas, por sua vez, despertaram desde muito cedo a atenção de colecionadores botânicos, e também da casa real portuguesa e dos proprietários das quintas de Sintra. Nesta edição da “Exposição de Camélias e Orquídeas”, estarão em destaque as espécies oriundas da Tailândia, Indonésia, China e Índia, entre outros países asiáticos.

Atividades paralelas

Na mostra será possível observar os melhores exemplares de camélias e orquídeas de cada um dos participantes. No dia 10, serão eleitas a melhor espécie de camélia e de orquídea em exposição; o melhor cultivar de camélia e de orquídea em exposição; a melhor mesa em exposição e também o melhor expositor de venda de camélias e orquídeas.

Este é o oitavo ano em que decorre a exposição de camélias em Sintra e o quarto ano de exposição de orquídeas. O evento conta ainda com um vasto programa de atividades, como visitas guiadas, workshops, espetáculos e palestras.

 

Sintra Notícias com PSML
Fotografia: Foto: PSML Luis Duarte