A Câmara Municipal de Sintra aprovou esta manhã, durante a reunião do executivo da autarquia, a descentralização para as juntas de freguesia das pequenas obras no parque escolar.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, afirmou que a proposta “vai permitir que as pequenas obras nas escolas passem a ser feitas pelas juntas de freguesia do nosso concelho”. Segundo o autarca, a medida permite um aumento de eficácia e insere-se na estratégia de investimento nas escolas do concelho de Sintra durante o atual mandato.

São cerca de meio milhão de euros que vão ser transferidos para as juntas, “uma forma importante de apostar num princípio fundamental do poder local que é a descentralização”, reforçou o autarca. Basílio Horta lembrou ainda que esta decisão “vai contribuir para o objetivo de ter escolas com maior qualidade”, tendo anunciado que o município vai apresentar em breve um “plano de investimento em todo o parque escolar do concelho”.

Carlos Parreiras (PSD) saudou a proposta apresentada, que foi aprovada por unanimidade, por “acelerar a resolução dos problemas”, permitindo às “juntas de freguesia uma maior proximidade às escolas”.

A proposta terá agora de ser aprovada pela Assembleia Municipal de Sintra.