Os nomes de Rui Rio para a direção do PSD

Luis Patrício e Cardoso Martins, ex-vereadores do PSD na Câmara Municipal de Sintra, foram eleitos para o Conselho Nacional do partido

Alguns dos militantes de Sintra no Congresso do PSD | Foto: Luis Patrício / facebook

A Comissão Política Nacional do novo presidente do PSD, Rui Rio, foi eleita com 64,7% dos votos. A lista de Rui Rio foi eleita com 476 votos favoráveis, 190 brancos e 69 nulos. Registaram-se 735 votantes.

David Justino, Elina Fraga, Isabel Meireles, Manuel Castro Almeida, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro foram os nomes indicados pelo novo líder do PSD, Rui Rio, como vice-presidentes da Comissão Política Nacional.

Feliciano Barreiras Duarte é o novo secretário-geral dos sociais-democratas.

Os primeiros quatro nomes para a lista do Conselho Nacional, o órgão mais importante entre congressos, foram indicados por Rio e Santana Lopes, que saiu derrotado das diretas de janeiro, resultado do acordo entre os dois.

Assim, a lista de unidade é liderada pelo próprio Pedro Santana Lopes, tem Paulo Rangel a número dois, seguindo-se Arlindo Cunha, ex-ministro do PSD, e José Matos Rosa, secretário-geral do partido na direção de Pedro Passos Coelho.

O presidente do Conselho de Jurisdição Nacional, é Nunes Liberato, ex-secretário-geral do partido e antigo chefe da Casa Civil da Presidência com Cavaco Silva.

Paulo Mota Pinto, vice-presidente de Manuela Ferreira Leite, que presidiu à comissão de Honra de Rui Rio, na mesa do congresso. Seguem-se os nomes de António Almeida Henriques, Lina Lopes, Joaquim Ponte, João Montenegro, Isabel Cruz e Nelson Fernandes.

A lista da Comissão Política Nacional é composta por David Justino, ex-ministro da Educação, consultor de Cavaco Silva na Presidência da República e um dos responsáveis pela moção ao congresso, por Elina Fraga, jurista e ex-bastonária da Ordem dos Advogados, Isabel Meireles, advogada, especialista em Assuntos Europeus, Manuel Castro Almeida, ex-autarca de São João da Madeira e vice-presidente do partido com Manuela Ferreira Leite, Nuno Morais Sarmento, antigo número dois de Marcelo Rebelo de Sousa e Durão Barroso no PSD e antigo ministro, e Salvador Malheiro, autarca de Ovar, líder da distrital de Aveiro e diretor de campanha de Rui Rio.

Sintra

Luís Patrício, ex-vereador do PSD na Câmara de Sintra, foi eleito Conselheiro Nacional do partido.

“Uma honra que renovo, na certeza de que tudo farei para ajudar Rui Rio na sua dura caminhada para ser Primeiro-Ministro de Portugal. Na hora da passagem do testemunho, quero manifestar o meu público reconhecimento e gratidão a Pedro Passos Coelho, pelo seu trabalho e dedicação ao país, tantas vezes incompreendido na espuma dos dias, mas a quem a História não deixará de fazer justiça”, escreve o militante na sua página de facebook.

O advogado, Cardoso Martins, ex-vereador do PSD na Câmara de Sintra, também foi eleito, para o Conselho Nacional do PSD.

(Notícia atualizada)