Portugal fez História novamente! A Seleção Nacional lusa acaba de se sagrar Campeã da Europa de Futsal, após vencer a Espanha, já no prolongamento, por 3-2.
O capitão do Benfica, Bruno Coelho – jogador formado na Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA) – foi fulcral: empatou o jogo e concretizou a remontada!
Depois de uma caminhada invicta e fulgurante, a Seleção lusa chegou à grande final do Europeu. Na Eslovénia, pela frente, a armada Espanhola, num desafio impróprio para cardíacos e que teve de tudo! Espetáculo a rodos… e o histórico não era nada favorável! É que à entrada para o duelo das grandes decisões, em 26 jogos, Portugal ganhara apenas uma vez, perdera 21 e empatar as restantes.
Entrou melhor Portugal, com Ricardinho, logo no minuto inaugural a rematar de forma indefensável para Paco Sedano. Estava feito o 1-0 e Portugal sonhava… Antes do intervalo, o empate, com Tolrà a rematar para o 1-1.
Tudo em aberto e aguenta coração! Jogo equilibrado, oportunidades para as duas equipas e novo golo da roja. Livre batido, desatenção lusa e Lin, completamente solto, coloca a Espanha a vencer pela primeira vez no encontro, 1-2.
Jorge Braz opta por jogar sem guarda-redes e a aposta deu frutos! Já em cima do apito final, em 5×4, Bruno Coelho, aparece solto ao segundo poste e remata para a o empate, forçando o prolongamento e alimentando o sonho de uma Nação.
Corações ao alto e mais dez minutos de emoção… Ricardinho, o Melhor do Mundo, sofreu uma lesão, e acabou por ter de sair do jogo. Dejá Vu… é que tal como em França, onde o também Melhor do Mundo, mas no Futebol, foi obrigado a sair das quatro linhas e Éder rematou para a conquista do Europeu a 10 de junho, Portugal haveria de fazer das dificuldades forças!
Dez de fevereiro, voltando à Eslovénia, a Ljubljana, último minuto do prolongamento, falta cometida pela Espanha – a 6.ª – e Bruno Coelho é chamado à linha dos dez metros! O capitão do Benfica olha o guardião e, com classe e frieza, remata colocado para a vitória! Estava feito o 3-2 e Portugal sagrava-se Campeão Europeu para gáudio das hostes lusas!
Contrariando o ditado popular, à segunda foi de vez! Depois de em 2010 ter chegado à final e ter sido derrotada por nuestros hermanos, hoje, na Eslovénia, a História escreveu-se com as cores lusas e Portugal sagrou-se pela 1.ª vez Campeão da Europa de Futsal e Ricardinho o melhor jogador deste Europeu.
Parabéns, Portugal!
Jorge Braz fez alinhar de início André Sousa, Pedro Cary, Bruno Coelho, João Matos e Ricardinho.
Suplentes: Bebé, Vítor Hugo, Nilson, André Coelho, Tiago Brito, Márcio, Pany, Fábio Cecílio e Tunha.