Há muito que o problema estava identificado. Condutas com constantes roturas e uma rede de abastecimento de água com várias falhas, na Rinchoa e Serra das Minas, originava queixas frequentes numa das principais freguesias urbanas do município de Sintra. Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal, anunciou um plano de investimento de 2,5 milhões de euros dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, que beneficia diretamente 32 mil utilizadores em Rio de Mouro, para resolver o problema e que tem início já no segundo trimestre deste ano.

“A necessidade de intervenção nas redes de distribuição de água da Serra das Minas e Rinchoa surge devido à inadequação das redes existentes às solicitações atuais, ao elevado número de roturas, aos incómodos e prejuízos causados à população e perturbações na qualidade do serviço prestado às populações residentes”, afirmou Basílio Horta na apresentação da estratégia na última segunda-feira.

A empreitada vai permitir “remodelar todas as condutas em fibrocimento, substituir os ramais domiciliários existentes e definir zonas de medição e controlo, para avaliação e monitorização da rede de abastecimento”, sublinhou o autarca que assume também a presidência do conselho de administração dos SMAS Sintra. Basílio Horta lembrou que a estratégia de “investimento, a médio e longo prazo, está hoje profundamente enraizada em todo o universo muncipal, de forma a melhorar e transformar a qualidade de vida de todos que vivem, visitem e trabalhem em Sintra”.

Na Rinchoa vai ser substituída a conduta DN300, em fibrocimento, que abastece a zona alta da Rinchoa, a intervenção abrange a Avenida das Acácias, o desvio da conduta adutora DN 600, implantada no arruamento pedonal e escadaria existentes entre a Estrada Marquês de Pombal e a Rua da Reserva Botânica, para o Caminho de Fitares e a execução de um coletor pluvial na Avenida das Olaias. Este é um investimento de 621 mil euros e vai abranger 20 mil habitantes, com um total de 60 ramais remodelados e 3 km de rede. A obra começa no segundo trimestre deste ano.

A intervenção na Serra das Minas, investimento de 1 milhão e 900 mil euros e um prazo de execução de 36 meses, abrange cerca de 12 mil habitantes, numa extensão de rede a instalar de 11 km, com total de 825 ramais remodelados.