A requalificação da Ribeira da Lage, entre o colégio D. Afonso V em Mem Martins e o Parque Urbano da Serra das Minas em Rio de Mouro, tem início esta segunda-feira. Numa extensão de 2,3 km e área de intervenção de 13,5 hectares, a autarquia sintrense vai investir mais de 2 milhões de euros para criar um corredor verde entre estas duas freguesias urbanas do concelho de Sintra.

Basílio Horta lembra que com a “requalificação pretende-se a valorização paisagística e ambiental da Ribeira da Lage e suas margens, hoje escondida nas traseiras de prédios”. O presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinha que “vamos concretizar, no centro de núcleos urbanos onde vivem muitas pessoas, um vasto corredor verde passará a oferecer o prolongamento de espaço verde linear, criando condições de segurança e conforto para o seu usufruto e melhoria da qualidade de vida, de forma direta para cerca de 30 mil pessoas que residem na sua área de influência direta”, destacou Basílio Horta.

O projeto cria um percurso pedonal e ciclável, equipamentos para desporto informal ao ar livre, zonas de estadia e valorização das existentes e vão ser qualificados espaços para produção hortícola urbana. Serão também introduzidas medidas de mitigação de riscos de cheias.

O início da obra, que tem um prazo de execução de 12 meses, é assinalado esta segunda-feira, com a assinatura do auto de consignação às 12h30 junto ao pavilhão desportivo da Serra das Minas em Rio de Mouro.