A eleição do novo líder do PSD pode originar o regresso de Marco Almeida à militância partidária. O histórico autarca de Sintra, com mais de 16 anos como vereador no município, lembra ao PSD que teve 39 mil votos nas eleições autárquicas de 2017.

Marco Almeida revelou ao jornal Público estar a ponderar o regresso à militância partidária. “Ainda não decidi. Veremos o que a nova liderança quer fazer com os militantes expulsos em 2013”. O vereador sublinha que nas últimas autárquicas teve 39 mil votos. Marco Almeida lembra ao PSD que estes votos não podem ser desbaratados. O vereador sintrense deixa um aviso claro ao recém eleito líder do PSD:  “Para ganhar as eleições em 2019, Rui Rio vai ter, também, de ter um discurso de unidade e de curar feridas”.

Já este sábado o vereador da Câmara de Sintra Paulo Veríssimo, também eleito pelo PSD, apelou a Rui Rio para que tome a iniciativa de convidar a regressar ao partido os militantes que saíram ou foram expulsos no âmbito dos últimos processos autárquicos – e que em muitos casos “deram muito ao PSD e foram maltratados nos últimos anos”.

Para além de vereador em Sintra, Marco Almeida foi nomeado vogal secretário, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). O convite surgiu logo após a derrota de Almeida em Sintra, nas eleições autárquicas de 2017, e a decisão de Pedro Passos Coelho de não se recandidatar à liderança do PSD. Helena Lopes da Costa, um dos elementos da Mesa da Assembleia da SCML, convidou o candidato do PSD para o conselho de administração da ESSA.

A proposta de Helena Lopes da Costa foi votada e aprovada pela instituição da qual Pedro Santana Lopes ainda era provedor.