Os “Domingos ao Piano” estão de regresso ao Palácio de Monserrate com um novo formato. No terceiro domingo de cada mês, e agora durante todo o ano, o músico Raúl Pinto estará na Sala da Música a tocar piano entre as 15h00 e as 17h00.

O evento pretende aliar a fruição estética do Palácio a uma componente também auditiva. Na edição deste ano, será explorada uma temática diferente em cada mês. O piano encontra-se, assim, com a poesia, a dança e outros instrumentos musicais, através de atuações pontuais de convidados.

“O Palácio de Monserrate tem nos “Domingos ao Piano” uma estrutura de programação consistente e regular das várias artes performativas, dentro de um carácter intimista. Tendo um intérprete pianista como base, e considerando que a circulação de saberes, ideias e experiências é tão importante para um são desenvolvimento cultural quanto a potenciação dos recursos locais, esta iniciativa afirma-se como um espaço de encontro de discursos artísticos”, destaca Raúl Pinto.

A estreia de “Domingos ao Piano” em 2018 acontece no próximo domingo, 21 de janeiro, com um Recital de Ano Novo onde será interpretada a Integral das Valsas de Frédéric Chopin. No mês seguinte, o mote será o Carnaval.

No dia 18 de fevereiro, os visitantes poderão, assim, ouvir valsas, tangos brasileiros e chorinhos da autoria do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth.

Já em abril, no dia 15, Frédéric Chopin volta a estar em destaque, com a interpretação de Noturnos e Improvisos deste compositor. Esta sessão contará com a participação da atriz e bailarina Clara Marchana que irá declamar textos de George Sand e Florbela Espanca.

Em maio, no dia 20, Raúl Pinto irá tocar a Sonata “Patética”, Op.13, e a Sonata “Ao Luar”, Op. 14, de Ludwig van Beethoven. O convidado desta edição será o pianista António Rosado que, no decorrer da segunda parte, irá falar sobre o seu trabalho.

A fechar o Verão, no dia 16 de setembro, ouvir-se-á Chopin e Liszt. Nesta sessão, Clara Marchana regressa a Monserrate para interpretar um excerto do bailado “Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky.

Mais perto do final do ano, no dia 18 de Novembro, estará em destaque a história do saxofone, contada pelo saxofonista Nuno Miguel Silva. Neste dia serão apresentadas algumas obras ilustrativas das potencialidades deste instrumento.

A entrada para os “Domingos ao Piano” está incluída no bilhete de visita ao Parque de Monserrate.