Feitas as contas, durante o ano de 2017, os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra receberam perto de 3,2 milhões de visitas (3.193.287), o que representa uma subida de 21,65% relativamente ao ano anterior e confirma a curva ascendente registada nos anos transatos.

O Parque e o Palácio Nacional da Pena voltou a ser o polo mais procurado, com um total de 1.685.964 entradas, e é assim o palácio mais visitado do país, com uma subida de 27,7% em relação a 2016.

A proporção relativa às nacionalidades foi de cerca de 85,5% de estrangeiros e 19,5% de portugueses. Os países estrangeiros com maior expressão em termos de visitas foram o Reino Unido (13,1%), a Espanha (11,3%) e França (11,3%). Este património foi ainda amplamente visitado por brasileiros, norte-americanos, alemães, italianos, russos e chineses.

Como forma de dinamizar os Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz e atrair novos públicos, a Parques de Sintra promoveu em 2017 mais uma edição da sua Temporada de Música Erudita com os ciclos “Serões Musicais no Palácio da Pena “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” e “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, que contaram com a presença de 2.289 espetadores (número não incluído no total de visitas).

Para o presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista, esta subida sustentada do número de visitas está diretamente relacionada com o trabalho de recuperação realizado.

“Acreditamos que património recuperado é património visitado. A Parques de Sintra tem, assim, levado a cabo um trabalho permanente de recuperação dos parques e monumentos que gere, não só através das ações de conservação e restauro, mas também através de um esforço contínuo para oferecer melhores condições de visita”.

Em 2018, o objetivo é dar continuidade a este trabalho. “As obras nos espaços sob a nossa gestão nunca estarão terminadas, como tal temos já traçado um ambicioso plano de investimento para 2018 e para os dois anos subsequentes”, destaca.