O Casal do Rebolo localiza-se em Almargem do Bispo, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, no concelho de Sintra. Integra o complexo Orográfico da Serra da Carregueira com uma altitude de cerca de 500 metros, formando uma barreira natural que lhe confere um microclima.

Na década de 1980, trabalhos de identificaram no Casal do Rebolo (Sintra) materiais que indicavam a ocupação do local durante a Idade do Ferro e época romana. Escavações identificaram uma necrópole e algumas estruturas que documentam a existência de uma villa naquele lugar.

Casal do Rebolo, herdade antiga e que durante séculos pertenceu ao Convento da Santíssima Trindade de Lisboa, constituído em meados do séc. XIII, por doação de Vasco Martins Rebolo, pois o mesmo que detinha uma grande propriedade, com dois casais, na zona que hoje ainda mantém a sua memória na Amadora, isto é: a Reboleira.

O Casal do Rebolo, para além da sua riqueza histórica e arqueológica tem, também, uma história recente atribulada que vai desde esventramento das suas terras agrícolas para exploração de pedra, até projectos megalómanos de Casa das Seleções de Futebol. Seja como for também nestes aspectos o Casal do Rebolo é importante.

Na sua antiga pedreira podemos visualizar os aspectos Geomorfológicos e Geológicos dos terrenos que compunham esta propriedade. Na realidade, constatamos os Calcários e Margas do Belasiano [Albiano – Cenomaniano Inferior e Médio] e os Calcários Cenomaniano Superior todos do Cretácico; bem como de Basaltos e Andesitos do Complexo Vulcânico de Lisboa, com início nos finais do Cretácico, perto de 72 milhões de anos.

A Riqueza da Lição é grande, desde inúmeros veios de calcite que atravessam margas e calcários; soleiras de intrusão magmática. Um mundo a descobrir.

 

Rui Oliveira com Vitor Rafael Sousa