A presidente da Câmara Municipal da Amadora defendeu, esta terça-feira, a necessidade das autarquias terem um papel “ativo e proativo” no setor da segurança.

Carla Tavares (PS), no âmbito da apresentação da “Operação Festas Seguras 2017” que decorreu na Amadora, lembrou que “as autarquias têm a obrigação de terem um papel ativo e proativo, em conjunto com as forças de segurança”. A presidente da Câmara Municipal da Amadora sublinhou a importância da sensibilização e da prevenção rodoviárias, recordando o projeto Escola Segura, com os “Patrulheiros das Escolas”, que consiste na colocação, numa passadeira previamente selecionada junto às escolas da Amadora, de uma pessoa credenciada e devidamente equipada, cuja função é garantir o atravessamento, em segurança, dos alunos.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que presidiu à cerimonia, defendeu que Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo. Eduardo Cabrita destacou que, globalmente, Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo, “e isso estende-se à segurança rodoviária”.

O ministro considerou ainda que a dimensão de proximidade das autarquias locais tem de ser aumentada, salientando que é fundamental que a evolução que o país tem feito neste domínio seja consolidada e reafirmada.