Pedro Ventura | DR CDU

O vereador Pedro Ventura (CDU) pediu esta manhã, durante a reunião do executivo da Câmara de Sintra, informação se existe acompanhamento arqueológico da obra que está a decorrer do futuro hotel da Gandarinha.

”Tive oportunidade de verificar que a obra está a implicar uma movimentação de terras significativa”, afirmou o vereador da CDU, Pedro Ventura. Esta movimentação de terras levou o eleito da CDU a solicitar a informação se a obra “tem tido acompanhamento arqueológico”. Pedro Ventura sublinhou que a Carta do Património Mundial exige o acompanhamento arqueológico da obra, quando se verifica movimentação de terras significativa em zonas classificadas.

O vice-presidente da autarquia, Rui Pereira, informou que iria solicitar informação os serviços sobre a questão levantada pela CDU.

 

Hotel na Quinta da Gandarinha na Rua Luís de Camões

Na ligação entre o centro histórico e São Pedro de Penaferrim, está em curso a obra para o hotel de cinco estrelas da antiga Casa da Gandarinha, unidade com 95 quartos, 500 metros quadrados de salas de conferência e uma zona de estacionamento para 160 viaturas de acesso público e pago.

O imóvel, que dará lugar ao Hotel Quinta da Gandarinha, encontrava-se em avançado estado de ruína, após décadas ao abandono, na sequência do encerramento, em 1974, da obra católica de proteção a raparigas sem família.

O projeto prevê a recuperação da fachada do século XIX, representando um investimento estimado de cerca de 20 milhões de euros do grupo Turim Hotels, que deve ficar concluído no verão de 2018 e criar 35 postos de trabalho diretos.