O segundo comandante dos bombeiros de São Pedro de Sintra, pode ser responsabilizado criminalmente por ter “dispensado” metade dos bombeiros daquela corporação.

Pedidos foram recebidos e autorizados pelo comandante em regime de substituição, Rui Fontainhas

Rui Fontainhas, que no último domingo era comandante em regime de substituição dos bombeiros de São Pedro de Sintra, assinou a dispensa, por 90 dias, de 17 de bombeiros profissionais e 23 pedidos de inatividade de bombeiros voluntários. Fonte dos bombeiros revelou ao SINTRA NOTÍCIAS que, se acontecer alguma falha no socorro, Rui Fontainha pode ser responsabilizado “criminalmente por ter permitindo a dispensa de parte significativa de recursos humanos da corporação”.

“É inadmissível e mesmo criminoso, colocar assim em causa, com uma simples assinatura, a capacidade operacional de uma corporação de bombeiros”, revelou a mesma fonte ao SINTRA NOTICIAS.

O SINTRA NOTÍCIAS apurou que todos estes pedidos foram recebidos e autorizados, sem qualquer articulação com a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, pelo comandante em regime de substituição, Rui Fontainhas, no dia 10 de dezembro. Rui Fontainhas deixou entretanto de exercer essa responsabilidade, tendo sido substituído por Rogério Pereira que assume agora o comando dos bombeiros.

Fonte dos bombeiros garante no entanto que “a prestação do socorro à população está assegurada, existindo no entanto alguns constrangimentos operacionais que são sempre ultrapassados com a habitual colaboração entre corpos de bombeiros vizinhos”.

Durante o período diurno todo o serviço é assegurado por bombeiros profissionais e durante o período noturno, fins-de-semana e feriados pelos bombeiros voluntários. Ao todo estão neste momento ao serviço cerca de 40 colaboradores nos bombeiros de São Pedro de Sintra.

O SINTRA NOTÍCIAS tentou contactar Rui Fontainhas, mas até ao momento não foi possível obter uma reação.