“Habitado” é o nome da exposição de vídeo de Daniela Fortuna que o MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe de 16 dezembro a 16 janeiro. “Habitado” é uma curta de animação com recurso a técnicas tradicionais da pintura.

Representa-se um lugar físico que aborda o conceito de habitado fora do seu significado convencional. O lugar é vivo. É habitado pelo seu próprio movimento, pelos sons orgânicos que lhe são inerentes e pelo silêncio.

Daniela Fortuna é licenciada em Arte Multimédia (Animação), pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2015, começa a expor o seu trabalho na cidade de Lisboa em diversos espaços e festivais dedicados à cultura e arte contemporânea.

No mesmo ano, é convidada para colaborar como ilustradora na revista Cão Celeste com direção de Inês Dias/Manuel de Freitas e coordenação gráfica de Luís Henriques. Em 2016, realiza uma curta-metragem de animação baseada na obra gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro em parceria com o Museu Bordalo Pinheiro, a FBAUL, a CM Lisboa e o ICA. O projeto foi inserido na comemoração dos 100 anos do Museu e integrou, também, a programação da 4ª edição do festival Cinema Português em Movimento. Atualmente desenvolve projetos dentro das artes plásticas e animação tradicional.

Texto / CMS
(Notícia corrigida)

MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Avenida Heliodoro Salgado
2710-575 Sintra
TM: 96 523 36 92/ 21 924 37 94

Terça a sexta | 10h00-20h00
Sábado e domingo | 14h00-20h00
Encerra segunda e feriados