O presidente da Câmara Municipal de Sintra admitiu problemas na recolha de resíduos urbanos no município durante este mês de dezembro, mas garantiu que os problemas estão a ser resolvidos.

Basílio Horta afirmou esta manhã, durante a reunião do executivo camarário, que a transição do sistema de recolha de resíduos urbanos para o setor público tem causado alguns constrangimentos e problemas na recolha de lixo urbano. O SINTRA NOTÍCIAS apurou que o autarca informou a vereação que muitos desses problemas não são da responsabilidade da autarquia, mas que vão ser resolvidos rapidamente. O presidente lamentou esta situação e reconheceu que a população tem razão em sentir-se descontente, mas garantiu que o problema é temporário e que está em vias de ser resolvido apesar da época festiva que origina um aumento significativo do consumo e consequentemente dos resíduos urbanos.

A empresa privada SUMA realizou durante os últimos 20 anos a recolha nas cidades de Queluz e Agualva-Cacém, e durante este mês o SMAS Sintra passa a assumir essa responsabilidade. Em Sintra existem 12 mil e 500 contentores e são recolhidos, diariamente, cerca de 500 toneladas de resíduos.