Morreu Belmiro de Azevedo

Óbito

O empresário Belmiro de Azevedo morreu hoje aos 79 anos, depois de décadas ligado à Sonae, sendo um dos homens mais ricos de Portugal, disse fonte do grupo à Lusa.

O velório do empresário Belmiro de Azevedo realiza-se hoje na Paróquia de Cristo Rei, no Porto, a partir das 20h00, comunicou o Grupo Sonae. A missa de corpo presente decorre no mesmo local, na quinta-feira, às 16h00, seguida de uma cerimônia fúnebre reservada à família.

Belmiro Mendes de Azevedo nasceu em Marco de Canaveses, Tuias, em 17 de Fevereiro de 1938. Segundo a revista Forbes, Belmiro de Azevedo surge na 1121.ª posição na lista das personalidades mais ricas do mundo de 2016, com uma fortuna avaliada em 2,5 mil milhões de dólares, e ocupava o terceiro lugar na lista das pessoas mais ricas de Portugal.

Belmiro de Azevedo era o mais velho dos oito filhos de Manuel de Azevedo, carpinteiro e agricultor, e de Adelina Ferreira Mendes, costureira. No Porto, depois dos estudos secundários, Belmiro de Azevedo seguiu para a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 1959, porém, teve de interromper os estudos, ao ser chamado a cumprir o serviço militar obrigatório. Em 1964 completou a licenciatura em Engenharia Química.

Considerado durante alguns anos o cidadão mais rico de Portugal, foi Presidente do Conselho de Administração do grupo Sonae. Sua fortuna, que em 2007 era estimada em 3 mil milhões de euros, o que ainda lhe dava a liderança entre as fortunas do país, caiu mais de 50% em dois anos, passando para 1,4 mil milhões de euros em 2009.

 

Fotografia: DR Jornal de Negócios