A escola Aprígio Gomes (primeiro ciclo, jardim de infância e creche), localizada no concelho da Amadora, distrito de Lisboa, está encerrada desde segunda-feira devido ao incêndio na área técnica do estabelecimento escolar.

Na sequência deste incidente, as cerca de 700 crianças foram transferidas provisoriamente para outros equipamentos escolares do concelho, onde permanecerão até à reabertura da Aprígio Gomes.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares, explicou que neste momento decorrem obras na escola e que ainda não existe uma data prevista para a conclusão dos trabalhos. “Estamos a desenvolver todos os meios para que as crianças possam regressar o mais rapidamente possível. A nossa prioridade era que as crianças não ficassem prejudicadas naquilo que é a atividade letiva e conseguimos assegurar a sua colocação noutras escolas”, apontou a autarca.

A presidente da Câmara da Amadora, referiu que houve a preocupação de colocar cada ano do ensino básico numa escola diferente, de forma a manter as mesmas turmas e o mesmo professor. As crianças da creche foram reencaminhadas na terça-feira para respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia da Amadora.

Quanto aos estragos, foram maiores sobretudo no átrio de entrada da escola, na área técnica e no refeitório.

Alunos transferidos para outras escola

Na sequência do incêndio ocorrido na EB1/JI/Creche Aprígio Gomes, foram garantidas as  atividades letivas, o serviço de refeitório e o acompanhamento da CAF/ATL por vários estabelecimentos de ensino. Esta distribuição foi feita de acordo com a disponibilidade de salas de aula nas escolas de maior proximidade.

Creche – Desde o dia 14 de Novembro as crianças da creche serão encaminhadas para as respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Pré-Escolar – EB1/JI da Mina-Praceta da Quinta Nova
1º ano – EB1/JI Brito Pais -Rua Catarina Eufémia
2º ano – EB1/Ricardo Alberty-Rua 17 de Setembro
3º ano – EB1 A-da- Beja- Rua Fernando Maia
4º ano – EB2,3 Cardoso Lopes