A degradação dos serviços da linha de Sintra, nomeadamente “atrasos, supressões, comboios lotados, falta de resposta fora da hora de ponta e fim de semana”, foram algumas preocupações que motivaram o Bloco de Esquerda (BE) a questionar o Governo, na Assembleia da República.

O Grupo Parlamentar do BE interpelou o governo sobre a “degradação dos serviços prestados pela CP na linha de Sintra”, questionando o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre as “medidas a tomar para, com carácter de urgência, dar resposta aos atropelos aos direitos e à dignidade dos e das utentes”.

Em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, a iniciativa do deputado Heitor de Sousa, foi motivada pelo “elevado número de queixas e relatos alarmantes acerca de atrasos, supressões, sobrelotação e falta de higiene dos comboios na linha de Sintra que têm sido remetidas por diversos utentes”, explica o Bloco de Esquerda.

Para o bloco, “quem utiliza diariamente este meio de transporte refere que o seu direito à mobilidade está gravemente prejudicado pelas alterações do funcionamento da linha e que não estão asseguradas condições mínimas de salubridade e conforto, sobretudo nas horas de ponta mas também fora delas”, no período nocturno ou ao fim de semana. Mas não só.

“A degradação dos serviços é também um desincentivo ao transporte público, fomentando o uso do automóvel e contribuindo para o agravamento de diversos problemas ambientais e de urbanidade”, destaca o BE, que pede “um reforço do investimento público nos transportes, que além de responder aos problemas imediatos terá ainda que ser suficiente para renovar e modernizar os equipamentos”.

A terminar o BE faz saber que manterá a “exigência de medidas” para melhoria do serviço de transporte nesta linha “até que os problemas identificados estejam resolvidos.”