A Câmara Municipal de Sintra aprovou esta segunda-feira, na reunião do seu executivo, não aumentar o preço da água no próximo ano.
O ano passado a Câmara Municipal de Sintra tomou a mesma decisão assumindo cerca de um milhão de euros que resultaram do aumento da tarifa da água, fornecida pela Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), para manter o preço aos consumidores. O aumento da EPAL não vai assim ser refletido nos consumidores, informa a autarquia numa nota de imprensa.
Este ano a EPAL ainda não revelou quais os aumentos para 2018, mas a autarquia optou por manter a mesma estratégia dos últimos anos.
Basílio Horta, que preside ao conselho de administração dos SMAS, salientou que em Sintra “a fatura da água não aumenta para os cerca de 370 mil consumidores, um esforço muito grande, sustentável do posto de vista económico e ambiental e fundamental para todos que vivem e trabalham em Sintra”.
Esta estratégia permitiu que em Sintra a fatura da água esteja agora a abaixo da média dos valores pagos oito concelhos norte da Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa, Cascais, Amadora, Oeiras, Loures, Odivelas, Mafra). Este valor foi alcançado devido à estabilização de preços nos últimos anos no município sintrense.